2022

XIII SEMINÁRIO DO MUSEU D. JOÃO VI – GRUPO ENTRESSÉCULOS

MODERNIDADES E TRADIÇÕES EM FINAIS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX

13 a 16 de setembro de 2022

PresencialSalão Nobre da Decania do CT, Bloco A, 2º andar, Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Fundão), Rio de Janeiro

CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS

Programação

13 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA

09:00-10:00 │ Credenciamento

10:00–10:30 │ Abertura

10:30–11:30 │ Conferência
Laura Malosetti Costa – CNRS – CONICET / UNSAM, Argentina
¿Nunca fuimos modernos?
(Nunca fomos modernos?).
11:10-11:30 │ Debate

11:10-11:30 │ Café

11:45 -12:45 │ Conferência
Georgina Gluzman – UNSAM, Argentina
Otras modernidades. Arte, política y cuerpo en la obra de artistas argentinas (1920-1950).
(Outras modernidades. Arte, política e corpo na obra de artists argentinas (1920-1950)
12:25-12:45 │ Debate

12:45-14:30 │ Almoço

14:30-16:10 │ Mesa de comunicações
14:30-14:45 │ Claudia de Oliveira – UFRJ
O “modernismo” da pintora Sylvia Meyer: entre o Simbolismo e o Art Nouveau.
14:45-15:00 │ Lúcia Klück Stumpf – USP
Imagens emancipadas: visualidades e imaginários raciais no Brasil (1870-1920).
15:00-15:15 │ Sarah Borges Luna – UFRJ
A pintora e a modelo: mulheres criadoras na arte brasileira no início do século XX.
15:15-15:30 │ Mariana Sacon Frederico – Museu de Arte Contemporânea, USP
Nem “acadêmica” e nem “futurista”: o caráter híbrido da pintura Coeur Meurtri, de
Nicota Bayeux.
15:30-16:10 │ Debate

16:10-16:40 │ Sessão de Pôsteres
Caique Mota Cavalcante – UFRJ
Aspectos do “moderno” em Estevão Silva e Arthur Timótheo da Costa: Uma análise através das exposições “Moderno onde? Moderno quando?” (2021) e “Modernos” (2022)”.
Débora Poncio Soares – UFRJ
Sylvia Meyer: Entre Modernismo e Academia.
Nicole Castilho Reiniger – UNIRIO
Duas pinturas, um espaço: pelos cantos do Rio.

16:40-17:00 │ Café

14 DE SETEMBRO – QUARTA-FEIRA

09:00-10:15 │ Mesa de comunicações
09:00-09:15 │ Maria Luisa Tavora – UFRJ
Gravura reinventada: experimentação e tradição questionada.
09:15-09:30 │ Lucas Camara Gibson – UFRJ
Shinko Shashin, Koga e a Fotografia Moderna no Japão.
09:30-09:45 │ Thiago Spíndola Motta Fernandes – UFRJ
Modernismos e encruzilhadas.
09:45-10:15 │ Debate

10:15-10:30 │ Café

10:30-11:45 │ Mesa de comunicações
10:30-10:45 │ Rafael Bteshe– UFRJ
A Academia Araújo na École de Paris.
10:45-11:00 │ João Victor Rossetti Brancato – UNICAMP
Helios Seelinger, obsolescência programada do artista moderno.
11:00-11:15 │ Natália Cristina de Aquino Gomes – UNIFESP
“Os quadros de Navarro da Costa são obras modernas”: o olhar português sobre as obras expostas por Mário Navarro da Costa em seu período como auxiliar no Consulado de Lisboa (1916-1918).
11.15-11:45 │ Debate

11:45-12:15 │ Sessão de pôsteres
Priscilla Simões Dias Casagrande – UFRJ
Regionalismo ou o moderno antes do modernismo na temática de Pedro Weingärtner.
Julia Maria de Souza dos Santos – UERJ
“Entre nós tudo é inconsistente, provisório, não dura”: algumas metamorfoses arquitetônicas no Rio de Janeiro.
João Paulo Coelho e Castro – UFRJ
A Galeria Jorge e o meio artístico carioca nas primeiras décadas do século XX.
Lília Coimbra – UFRJ
Tradição e Modernidade: Um Entresséculos na Indumentária Sul-Rio-Grandense.

12:15-14:00 │ Almoço

14:00 -14:40 │ Palestra
Ana Maria Tavares Cavalcanti – UFRJ
Um primor de sentimento: Eliseu Visconti e os Pré-rafaelitas.
14:20-14:40 │ Debate

14:40-15:00 │ Café

15:00- 16:15 │ Mesa de comunicações
15:00-15:15 │ Heloísa Selma Fernandes Capel – UFG
Muito além da objetividade: inspirações experimentais no pensamento de
Modesto Brocos.
15:15-15:30 │ Samuel Mendes Vieira – UNICAMP/FAPESP
Futuro do Pretérito: um olhar sobre a Pintura de História na produção de Belmiro de Almeida.
15:30-15:45 │ Natália dos Santos Nicolich – UFRJ
Tradição e modernidade no cotidiano dos artistas oitocentistas observadas a partir das representações do ateliê e seus objetos.
15:45–16:15 │ Debate

15 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA


09:00 -10:40 │ Mesa de comunicações
09:00-09:15 │ Carla Guimarães Hermann – Instituto Rio Patrimônio da Humanidade
Os Vitrais do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: aproximações pela história da arte.
09:15-09:30 │ Karolyna de Paula Koppke – UFRJ / Ibemec RJ
Reformas do ensino acadêmico e “regime moderno de historicidade”: uma
cronologia cartografada.
09:30-09:45 │ Fanny Tamisa Lopes – UNICAMP
Tradição e modernidade na produção de monumentos escultóricos de Amedeo Zani (1869-1944).
09:45-10:00 │ Douglas de Souza Liborio – UFF
Palácio Tiradentes: a presença do Antigo no Brasil republicano, década de 1920.
10:00-10:40 │ Debate

10:40-11:00 │ Café

11:00-12:15 │ Mesa de comunicações
11:00-11:15 │ Maraliz de Castro Vieira Christo – UFJF
Representações da Inconfidência Mineira no contexto da Exposição do Mundo Português de 1940: como não ferir suscetibilidades.
11:15-11:30 │ Martinho Alves da Costa Junior – UFJF
Os pavilhões brasileiros e o discurso moderno em Bruxelas 1910 e 1935.
11:30-11:45 │ Tássia Rocha – UFRJ
A primazia civilizatória do patrimônio no século XIX: um estudo sobre a relação das questões preservacionistas e o projeto de nação do Brasil.
11:45-12:15 │ Debate

12:15-14:00 │ Almoço

14:00–15:00 │ Conferência
Sonia Gomes Pereira – UFRJ
A pintura no final do século XIX no Brasil
14:40-15:00 │ Debate


15:00-15:30 │ Sessão de pôsteres
João Paulo Ovidio – UFRJ
As representações do trabalho na fase social de Renina Katz (1948-1956).
Lucas Dantas Cardozo – UFRJ
Os Guinle: entre a tradição e modernidade no entresséculos em imbróglio.
Taynara Senra – UFRJ
Tarsila do Amaral e o Carnaval em Madureira no desfile das Escolas de Samba no Carnaval de 2019 .
Paola Matheus dos Santos – UFRJ
Reflexão e Movimento: interpretações sobre o ensino de arquitetura no Rio de Janeiro no século XIX

15:30-15:50 │ Café

16 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

09:00 -11:05 │ Mesa de comunicações
09:00-09:15 │ Márcia Valéria Teixeira Rosa – UNIRIO
Modernidade e tradição nas exposições de acervos religiosos: o caso do Museu da Irmandade da Santa Cruz dos Militares.
09:15-09:30 │ Cintya dos Santos Callado – UFRJ / MNBA
As obras de pintura histórica nas exposições gerais e as discussões sobre
modernidade circulantes no período.
09:30-09:45 │ Fabriccio Miguel Novelli Duro – UNICAMP
Copiar o moderno: Ferdinand Keller e a Exposição Geral de 1870.
09:45-10:00 │ Cecilia de Oliveira Ewbank – UFRJ
Um colecionador smart: Simoens da Silva nas crônicas.
10:00-10:15 │ Luana Manhães da Silva – UFRJ
Estudo de caso dos desenhos de Rodolfo Amoedo: a marca da transição na estética do desenho de modelo vivo entre a AIBA e a ENBA, a partir do acervo do Museu D. João VI/EBA/UFRJ.
10:15-11:05 │ Debate

11:05-11:20 │ Café

11:20-11:50 │ Sessão de pôsteres
Joyce da Costa Peixoto – UFRJ
Rua Primeiro de Março: um diálogo entre a paisagem e a modernidade na obra dallariana.
Lucas de Souza Cavalcanti– UFRJ
Tecituras mitológicas em um contador-secretária: hackeando o discurso através do ornamento.
Camila Barbosa Alvares Da Silva – UFRJ
Estudo da Coleção Medalhística do Museu D. João VI – as provas em lacre.
Nathalia Lessa Rodrigues Pereira – UFRJ
Tradição e modernidade na coleção Jerônimo Ferreira das Neves – os têxteis.

11:50-14:00 │ Almoço

14:00–15:00 │ Conferência
Arthur Valle – UFRRJ
O conceito de “moderno” nas Galerias de Pintura da Escola Nacional de Belas Artes/RJ em 1923.
14:40-15:00 │ Debate

15:00-15:20 │ Café

15:20 -16:00 │ Palestra
Marize Malta – UFRJ
Abaixo a insignificância de desenho e a chateza de concepção! Modernidades encobertas nas artes aplicadas de entresséculos.
15:40-16:00 │ Debate

16:00-16:20 │ Encerramento